4 de abr. de 2013

Runescape Informações

RuneScape
 Normalmente abreviado para RS, é um MMORPG produzido pela empresa britânica Jagex. Foi criado oficialmente em 1998, por Andrew Gower. O jogo possui mais de 200 milhões de contas criadas.a primeira versão do RuneScape foi lançada ao público em 2001, na forma de versão beta. Possuía uma versão gratuita e uma interface simples que era acessível à maioria dos navegadores de internet.
RuneScape se passa no universo fictício de Guilenor, que é dividido em vários reinos, regiões, cidades e vilas.Os jogadores podem se deslocar por Guilenor a pé, utilizando feitiços de teletransporte, balões, navios e outros.Cada região oferece diferentes tipos de monstros, recursos e aventuras (missões), que desafiam o jogador. Diferentemente de outros MMORPGs, não há uma história a ser seguida, apesar de haver toda uma história sobre o tempo anterior ao qual o jogador se situa. Os jogadores são representados por avatares customizáveis, cujas metas e objetivos são definidos pelos próprios jogadores. Estes podem lutar contra monstros ou até outros jogadores, engendrar em aventuras ou aumentar a experiência em quaisquer das habilidades disponíveis, também conhecidas como skills.Os jogadores podem interagir entre si através de conversa, trocas de itens, ou participando em mini-jogos cooperativos ou competitivos.Apesar do RuneScape ser o MMORPG gratuito mais famoso do mundo, ele ainda permite que os usuários gratuitos, também chamados de F2P (Free-to-Play), possam pagar uma assinatura que pode ir de um mês a um ano, e se tornar um usuário assinante, também conhecido como P2P (Pay-to-Play) ou eram conhecidos como Members entre 2001-2005. F2P e P2P também são utilizados como descritivos de conteúdo do jogo.

Jogabilidade

Novos jogadores começam na Zona de Guerra dos Trolls. São então liderados numa pequena história na qual aprendem as habilidades Gratúitas e de Membros através de missões e tutores (NPCs específicos para determinadas habilidades.Originalmente, quando o tutorial foi criado em 24 de Setembro de 2002, se passava numa ilha separada do resto do mundo(denominada Ilha Tutorial), sendo que o jogador poderia acessar o mundo através da cidade de Lumbridge uma vez que terminasse o tutorial. Em 14 de Julho de 2008, um novo tutorial foi introduzido em Lumbridge, e a Ilha foi desativada (mas continuou no mapa). Atualmente a Ilha Tutorial foi removida por questões necessárias, já que a Torre dos Magos (Que se localizava próxima a ilha) recebeu uma gigantesca atualização gráfica e foi ampliada, obrigando a retirada da Ilha Tutorial do mapa.

Habilidades

As 25 habilidades, ou skills no RuneScape permitem os jogadores fazer várias atividades no jogo, permitindo interação com os NPC’s, com o ambiente e com outros jogadores.Os jogadores recebem pontos de experiência numa habilidade conforme a usam. Por exemplo, extrair um minério provê pontos de experiência na habilidade demineração. Quando um jogador alcança uma marca na quantidade de experiência, passa de nível, permitindo que novas ações sejam executadas. O total de níveis de um jogador reflete parcialmente sua experiência no jogo. Ao alcançar o nível mais alto possível (99) o jogador pode alcançar, exceto a habilidade de Dungeon que pode chegar ao nivel 120, a um certo custo, obter a Capa de Habilidade, indicando aos outros jogadores o feito que o jogador atingiu. A quantidade máxima de pontos de EXP (experiência) atingidos de cada habilidade é de 200 Milhões (ironicamente o marco mais alto de jogadores que já pisaram em Guilenor), poucos jogadores alcansam esse feito.Algumas habilidades, como Corte de Lenha e Pesca, permitem ao jogador extrair recursos que podem ser processados em outros items, consumíveis ou utilizáveis em outras habilidades, como fabricação de flechas e culinária. Os items podem ser vendidos a outros jogadores ou NPC’s para ganhar dinheiro. Outras habilidades permitem o jogador matar criaturas específicas, melhorar o nível de construção, permitem a construção de casas próprias, e melhorar suas habilidades de combate, entre outros. Aprimorar o nível de uma habilidade vai desbloquear mais e mais recursos para o jogador, podendo extraí-los com mais facilidade e ter um desempenho melhor sobre os outros jogadores.Obs: Todas as habilidades se inciciam no nível 1, exceto Condição Física, que começa no 10.Essas habilidades estão divididas em gêneros diferentes,podendo (ou não) cooperarem entre sí. São elas:Habilidades Primárias - Consistem no ato de coletar recursos primários por todo o jogo.
  • Pesca - Consiste em pescar pescas de rios, mares ou lagos espalhados pelo RuneScape, classificados como locais de pesca. Existe uma variedade muito grande de peixes no jogo, podendo ser desbloqueados com o avançar dos níveis.
  • Mineração - Consiste em extrair diversos minérios de rochas e armazená-los, podendo vendê-los ou usá-los na habilidade de Metalurgia.
  • Corte de Lenha - Consiste na extração da lenha de diferentes árvores espalhadas por Guilenor, que podem ser usadas para fazer munição de Combate a Distância (como flechas ou balestras) ou ser queimadas em piras (fogueiras) para avançar Arte do Fogo.
  • Agricultura - Consiste em plantar vegetais,frutas ou ervas (até mesmo árvores) em canteiros de plantio específicos espalhados pelo jogo.
  • Criação de Runas - Consiste em criar runas através de altares elementais o usecundários espalhados pelo jogo, essas runas podem ser usadas para produzir feitiços na habilidade de Magia.
Habilidades de Combate - Aprimoram o nível de combate do jogador, e auxiliam no combate em si.
  • Ataque - Aumenta as chances de ataque do jogador e diminui as de defesa do oponente, normalmente quando treinada desbloqueia novas armas de combate corpo a corpo.
  • Defesa - Aumenta as chances do jogador se esquivar dos golpes do inimigo, ou seja, de tais gopes falharem, normalmente quando treinada desbloqueia novas armaduras no jogo.
  • Força - Aumenta o golpe máximo (hit máximo/crítico) que o jogador pode dar.
  • Condição Física - Quando aprimorada a habilidade rende cada vez mais pontos de vida (HP) ao jogador em questão, podendo suportar mais ataques.
  • Combate a Distância - Faz uso de armas de longo alcanse para atacar os inimigos em combate, como setas, flechas, facas de arremeço, dardos etc.
  • Magia - Faz uso de feitiços mágicos elementares ou de outros gêneros usados ou não em combate, é necessário o uso de runas para a maioria dos feitiços.
Habilidades de Suporte - Dão suporte as outras habilidades e ajudam muito os jogadores no jogo a produzirem itens diferenciados ou a passar o tempo, essas habilidades também auxiliam-se umas com as outras.
  • Roubo(Só para membros)- Consiste em roubas NPC's espalhados pelo jogo para obter moedas, alguns itens diversos e EXP, pode ser aprimorada para roubar múltiplos itens de uma só vez com a habilidade de Agilidade.
  • Evocação(Só para membros)- Consiste em evocar animais/seres(chamados familiares) de outra dimensão através de Obeliscos espalhados por Guilenor, os familiares podem auxiliar em diversar habilidades inclusive em PvP e PvM, por terem (alguns) espaços extras para guardar objetos dos jogadores.
  • Agilidade(Só para membros) - Condiz em se tornar agil por meio de obstáculos e circuitos elaborados em diferentes lugares de Guilenor, auxilia em muitas habilidades e também diminui o descarregamento da barra de corrida do jogador.
  • Extermínio(Só para membros)- Condiz em exterminar feras/monstros designados por um Mestre de Extermínio, NPCs especiais espalhados pelo jogo para determinados níveis de extermínio, é uma habilidade famosa por dar lucro aos jogadores e oferecer dois meios de treinamento ao mesmo tempo, no caso Extermínio e outra Habilidade de Combate.
  • Oração (Jogadores gratuitos e membros) - Permite que o jogador faça preces aos deuses de Guilenor, que quando ativadas podem dar diversos bônus em defesa contra determinado ataque, aumento de estatísticas de combate, entre outras.
Obs: Oração é treinada enterrando ossos diversos, mas existem variações.Habilidades Secundárias ou de Transformação - Transformam itens das habilidades primárias/de coleta em itens diferenciados e usados para outros fins.
  • Culinária - Utiliza as pescas da habilidade de Pesca (ou até mesmo alguns vegetais/frutas de Agricultura) para serem cozinhados, existe uma chance grande inicial de queimar os alimentos, embora ela diminua com o avanço da habilidade.
  • Metalurgia- Utiliza os minérios de mineração para fabricar barras e posteriormente armaduras e armas para o bem lucrativo ou pessoal do jogador.
  • Arte do Fogo- Faz uso das lenhas coletadas em Corte de Lenha e as queima em piras (fogueiras) obtendo EXP, as lenhas não são recuperáveis podendo ser desvantajoso a escolha de lenhas caras que dão muita EXP e consequentemente muito prejuízo.
  • Herbologia- Faz uso das ervas plantadas em Agricultura (juntamente com frascos de água e itens secundários)para fabricar poções que auxiliam no nível das habilidades e em outras facilidades.
  • Arco e Flecha - Usa (assim como Arte do Fogo) lenhas de árvores para produzir artes de flecha,arcos, balestras e afins. São também utilizadas barras metálicas (Adquiridas em Metalurgia) para fazer a ponta das flechas,setas de balestras ou facas; e penas (Adquiridas em Caça) par fazer o suporte/apoio de arremeço das flechas.
  • Artesanato - Usa pele de animais como vacas ou dragões para produzir armaduras de magos ou arqueiros, mas a muitos outros afins, como jóias e vidraçaria, podendo obter lucro algumas vezes e mito prejuízo em outras.
Habilidades Independentes - Habilidades que não tem qualquer ligação a outras, apesar de ajudarem.
  • Dungeon - A última habilidade lançada, que deveria ser inicialmente um Mini-jogo, de tão complexa, se tornou uma habilidade. O objetivo é descer o mais fundo possível na masmorra de Kalaboss, derrotando monstros e bosses (chefões)pelo caminho, co mo avançar dos níveis é possível chegar mais fundo nos chamados andares (floors) da Masmorra.
  • Construção - Consiste na compra, edição e cosntrução da casa do jogador, todos os móveis e cômodos são feitos por ele, através de recursos e objetos encontrados no jogo ou comprados.
Obs: Treinar uma habilidade é conhecido na comunidade (Não só do RuneScape como de outros MMORPGs como "upar".

Combate

RuneScape possui um sistema de combate em tempo real. O combate é um aspecto importante do jogo, permitindo que os jogadores obtetenham items carregados por criaturas e monstros. Combate também é necessário para as aventuras. O nível de combate, que, diferentemente dos níveis de habilidade, pode passar de 100, reflete a habilidade de combate e o quão difícil pode ser derrotar a criatura ou jogador. Os níveis de combate para criaturas são definidos pelo próprio jogo, enquanto os níveis de combate dos jogadores são determinados aplicando-se uma fórmula em cinco (ou seis, para P2P) das habilidades, relacionadas ao combate.O combate é subdividido em três categorias: [[Arma branca|Armas brancas (para combate corpo-a-corpo), Magia e Armas à distância. Armas brancas são armas como espadas, cimitarras e lanças. inclui, mas não só, o lançamento de feitiços que causam dano às criaturas, e Armas à distância inclui arco e flecha, facas, machados de lançamento, entre outros. Essas três categorias formam o chamado "triângulo de combate", que explica as vantagens de uma categoria sobre a outra. Por exemplo, magia tem vantagem sobre armadura contra ataques com armas brancas.Diferentemente de outros MMORPG’s, RuneScape não obriga o jogador a escolher uma classe pré-determinada. Ele pode escolher o vértice do triângulo ao escolher qual armadura e arma irá utilizar em combate.Todas as criaturas, inclusive os jogadores morrem quando seus pontos de vida (HP) chegam a zero. Pontos de vida podem ser restaurados comendo ou de outras formas mais específicas. Criaturas mortas simplesmente desaparecem deixando o que carregavam no chão. Jogadores mortos deixam uma lápide, que pode durar de 2 a 5 minutos, impedindo que outros jogadores peguem seus items. Se o jogador puder chegar no local antes da lápide se desfazer, ele pode demoli-la e reaver seus items. Outros jogadores podem ajudá-lo, e reparar a lápide para mantê-la inteira por mais tempo. Jogadores mais experientes podem abençoá-la, para dobrar o tempo fornecido. Ao morrer, os jogadores perdem todos menos os três melhores items (determinado pelo preço de mercado), enquanto o resto fica com a lápide. Este número pode tanto subir, através de uma habilidade, quanto descer através do que é conhecido por "skulling", que será mencionado abaixo.

Evolução do Combate

A Evolução do Combate foi uma atualização completa de como funcionava o combate do RuneScape. Esta atualização disponibilizou uma versão beta para os jogadores testarem-na mais cedo, inscrições para a qual foram abertas de 1 de junho de 2012 a 19 de junho de 2012. A atualização real foi aplicada em setembro (que ficou disponível para todos os jogadores). Qualquer jogador que tinha sido um membro pelo menos 12 meses consecutivos, até o anuncionamento da Evolução do Combate, teve acesso ilimitado ao beta. Os membros que não atingiram o 12º mês consecutivo, puderam acessar o beta nos fim de semana apenas. A Jagex também selecionou 50.000 outros membros que se inscreveram e que não tinham acesso imediato. Estes 50.000 foram escolhidos de acordo com a sua experiência em combate e tempo de jogo.Nos servidores beta, os jogadores tinham acesso a um armazém geral beta, localizado em Lumbridge, em frente ao Mercado Geral, no centro de Faladore, e em Ardonha, formado por vários NPCs, que forneciam todos os equipamentos de combate, runas, poções e comida de graça para que os jogadores possam testá-los. Estes objetos não eram transferíveis para os servidores reais.No dia 20 de novembro de 2012, a Evolução do Combate foi implementada ao jogo original. Todos os servidores do jogo agora tem esse novo estilo de combate.O estilo consiste em uma barra de adrenalina no canto inferior esquerdo do jogo, acima do quick chat. Esta vai subir e encher até a sua capacidade máxima, enquanto o jogador executar recursos de combate que foram implementados ao jogo, tudo isso durante o combate. Esses recursos auxiliam no combate em sí e tornaram-no menos entendiante como era, tudo foi atualizado, inclusive os sons das armas, armaduras e sons de combate afins.As armas do jogo foram totalmente graficamente atualizadas, sem exceção. Surgiram inclusive novas armar e armaduras, e o triãngulo de combate foi balanceado (os magos e arqueiros sempre saiam desvantajosos contra os guerreiros ou entre si), foram adicionadas fraquezas visíveis a todos os npcs de combate e jogadores do RuneScape, de acordo com seu equipamento.
  • Existem 3 tipos de recursos de combate atualmente:
  1. Faixa Branca - Recursos que podem ser executados com menos de 50% de adrenalina ou até mesmo com esta vazia.
  1. Faixa Verde - Recursos que só podem ser usados com 50% ou mais de adrenalina na barra, quando executados, eles podem reduzir de 5 a 15% da adrenalina.
  1. Faixa Preta - Recursos que só podem ser usados com a barra 100% cheia, produzem um ataque muito poderoso e existem pelo menos 2 para cada estilo de combate.
Obs: Existem restrições de nível para a maioria dos recursos de combate, que variam de nível 3 a 83 nas habilidades de combate (ver: Habilidades).

PvP & Terra Selvagem

Antes de 2008, os jogadores que combatiam outros jogadores, Player Killers ou Pkers iam a uma área chamada Terra Selvagem ou Wilderness (Por vezes, carinhosamente Wildy), que permitia o PvP(Combate jogador-contra-jogador), com um certo limite entre os níveis de combate entre os jogadores. No RuneScape Classic, PvP podia acontecer em qualquer lugar fora da cidade inicial de Lumbridge. Muitos Pkers criaram versões puras ou "pures" com os quais treinanvam apenas um vértice do triângulo, dando-lhes assim uma grande vantagem sobre o lado desvantajoso correspondente, assim como uma grande desvantagem sob o lado vantajoso. Porém em Dezembro de 2007, a Terra Selvagem foi removida para impedir a troca de item por dinheiro de verdade. Novas criaturas chamadas "revenants" tomaram o lugar do PvP para manter a apreensão e o medo dos jogadores de andar pela Terra Selvagem, enquanto o PvP ficou restrito a determinados mundos (mencionados abaixo), além dos minigames já mencionados.Antigamente, o jogador que atacasse outro de um nível inferior ao dele na terra selvagem iria receber uma caveira PvP flutuando sobre ele (conhecida como skull) que determina que todos os itens que o jogador esteja carregando sejam pilhados (deixados no chão) se este for morto, após a Evolução do Combate, as caveiras PvP foram removidas do jogo.O jogador também pode ter um alvo designado a ele. Se esse alvo for eliminado, o Potencial de Itens Largados aumenta mais do que quando se elimina um jogador qualquer. Os níveis da Terra Selvagem são utilizados para manter os níveis de combate dos jogadores mais próximos uns dos outrosObs: A entrada para a península de Kalaboss se localiza na Terra Selvagem, embora o jogador não precise percorrer esse caminho para chegar até lá, existem outros meios como o teleporte do anel da afinidade ou por navio.Atualmente o PvP também pode ser praticado (além da terra selvagem) na Gruta dos Gamers, uma caverna localizada ao norte da cidade de Faladore. Nesse local existem dois portais, um branco e um vermelho. O portal branco é mais frequentado pelos itens dos jogadores estarem seguros quando estes morrerem e reaparecerem dentro da gruta com seus itens, podendo praticar o PvP em forma de diversão. O portal vermelho é mais usado para desafios X1 (um contra um) onde todos os itens caem no chão com a morte do jogador.

Missões

Missões ou quests(como são mais popularmente denominadas)são uma série de tarefas junto com uma história que os jogadores podem seguir e completar. Missões muitas vezes têm pré-requisitos como níveis mínimos em certas habilidades, outras missões concluídas, pontos de missões ou níveis de combate mínimos. Atualmente duas missões requerem o trabalho cooperativo de dois jogadores. As missões podem ser divididas em três categorias não oficiais. Iniciantes que agem como um tutorial mais avançado para jogadores novos, intermediárias, que são missões mais complexas, que já passam a exibir parte da história de RuneScape, e as avançadas, que são comumente relacionadas a items poderosos, habilidades úteis ou acesso a áreas novas. Há também uma categoria de missões chamada "Missôes Grã-Mestre" ou simplesmente missões "Mestre". Essa categoria, já tem 4 missões(Quando Guthix dorme, O requim do Nômade, O Vácuo Contra-Ataca, O ritual do Mahjarrat, incluirá missões com altos pré-requisitos e excelentes recompensas para quem as completa, além de prover uma boa parte da história de Guilenor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário